Três Dicas de Como Descobrir o Que Seus Clientes Querem Comprar

Quando se abre um negócio sendo físico ou online, muitos temem que o público não se interesse pelo produto que eles oferecem. Essa preocupação tem uma justificativa, afinal, do que adianta você investir todas as suas economias em algo que vai ficar preso no estoque?

três dicas

E caso seja autoral, para que desperdiçar seu tempo com um conteúdo que não terá saída? Esse medo não deve te impedir de seguir em frente com o seu negócio, pois existem algumas técnicas que te mostrarão o que seus clientes querem comprar:

1º Aplique questionários via e-mail

Uma das formas mais simples de descobrir o que os seus clientes desejam comprar é perguntando a eles. Mas não perguntas simples e diretas, pois normalmente o que seus clientes querem comprar não está muito claro nem para eles mesmos.

três dicas

Você precisa demonstrar isso a eles e a forma mais fácil é por eliminação. Fazendo com que digam o que não gostam, pois isso sim está claro para todos.

Na hora de elaborar as perguntas, teste o segmento com que você trabalha, para saber se isso lhes interessa. Descubra a razão para isso, cobrando uma justificativa. Por exemplo, se você é um especialista em culinária e deseja elaborar um curso sobre o assunto, pensando em estimular microempresários a investir nesse negócio.

Faça uma lista de e-mail focando nesse público-alvo e pergunte a eles sobre o assunto, colocando alternativas dos itens que iriam compor o curso, como videoaulas e e-books. Não deixe de incentivar que eles deixem suas opiniões.E se esforce para descobrir o que seus clientes querem comprar, para que você consiga o melhor resultado em vendas.

2º Analise seus dados para saber o que seus clientes querem comprar

Assim que tiver um bom volume de questionários respondidos, número que varia de acordo com o tamanho do seu negócio. Considerando que se pelo menos 100 pessoas responderem suas questões.

Então chega o momento de verificar as informações, percebendo o que aparece com maior frequência. Encontrando esse padrão, tudo que fizer com relação a publicidade, compra de produto ou produção de um tipo de conteúdo terá interferência direta desse resultado obtido com os questionários.

3º Faça o Follow-up

Assim que você reconhecer o que seus clientes querem comprar, após a venda de um produto, o vendedor não pode ficar satisfeito, acreditando que isso já é o suficiente para comprovar a satisfação do comprador.

É necessário que se faça o acompanhamento dessa compra, contatando o cliente no futuro e solicitando dele uma avaliação sincera a respeito da qualidade e eficiência do seu material. Se ele considerar ruim, pergunte no que pode melhorar e faça tudo para recuperá-lo, pois uma avaliação negativa é bem pior do que parece.

Não é apenas um cliente que você perde, pois ele provavelmente comentará sobre a ineficiência do seu produto, o que anulará possíveis vendas, ou pelo menos você perderá uma avaliação positiva que ajudaria na divulgação do seu produto.

Já se é uma questão de adaptação ao produto, não há muito o que fazer para recuperar esse comprador. Busque oferecer alguma vantagem a ele, ao invés de devolver o dinheiro, caso ainda esteja em garantia. Se você conseguir trocar um produto por outro, não prejudicará totalmente o lucro dessa venda.

Sucesso e boas negociações abraço te vejo nos próximos artigos.💡

 

Gostou? Compartilhe!

Quer ter um novo estilo de vida com mais liberdade e tempo pra trabalhar em casa ou de qualquer lugar do mundo?